sábado, 15 de dezembro de 2007

Descoberta múmia de dinossauro com vestígios de pele

A descoberta aconteceu já no ano de 1999, quando um jovem de 16 anos passeava perto da sua casa, no Dakota do Norte. O descobridor deste esqueleto de dinossáurio, de seu nome Tyler Lyson, comunicou o achado às autoridades locais e, desde então, tem sido levado a cabo um minucioso trabalho de recuperação. Terminada agora a remoção do esqueleto e respectiva transferência para um laboratório da especialidade, este vai continuar a ser investigado com todo o pormenor nos próximos anos.

Este achado em particular foi classificado como múmia, já que ainda são visíveis restos fossilizados de pele, tendões e, segundo parece aos investigadores, tecido mole do animal. Estas condições são consideradas excepcionais pelos investigadores, que estimam só ser feita uma descoberta destas em cada milhão de achados, e já há muito existia a expectativa que um dia viesse a acontecer, para ajudar a comprovar aquilo que há muito tempo os cientistas acreditavam ser estes animais.

Este esqueleto pertence a um Hadrossauro, um grande herbívoro que terá vivido, segundo as estimativas dos investigadores, há uns longínquos 67 milhões de anos. Os últimos dados recolhidos apontam para um animal de grande porte que poderia bater em corrida o rapidíssimo Tiranossauro Rex.

Os primeiros exames realizados a este esqueleto, para prever a sua estrutura tridimensional e possibilitar que fosse removido com o mínimo de danos, foram realizados com equipamento de ponta usado até aqui pela NASA e pela Boeing em engenharia aeroespacial.
Fonte: Bicharada

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating