quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

“Diversidade da Vida – 300 anos de Lineu”.

O Museu da Ciência inaugura hoje, 19, pelas 18 horas, a exposição temporária “Diversidade da Vida – 300 anos de Lineu”. O objectivo é alertar para a extinção das espécies, no ano em que se comemoram 300 anos sobre o nascimento do naturalista Lineu

Image Hosted by ImageShack.us
Museu da Ciência inaugurou ontem exposição temorária

Numa altura em que se acentua o efeito da mão do Homem na alteração dos ecossistemas, com a destruição de habitats e consequente extinção das espécies, o Museu relembra ainda o trabalho de Carl Lineu, procurando sensibilizar a população para a questão da biodiversidade.

O Museu explica que “um considerável número de populações e de espécies está em declínio e extinguir-se-á até 2050”, pretendendo, com a exposição, limitar a catástrofe e solicitar uma atitude mais ecológica por parte do público.

“Diversidade da Vida – 300 anos de Lineu” procura também mostrar o impacto do trabalho de Lineu na Universidade de Coimbra, que adoptou o sistema de classificação do naturalista para sistematizar o gabinete de história natural, no antigo Laboratório Chimico.

A exposição vai estar aberta até Junho de 2008 e pode ser visitada de Terça a Domingo, entre as10 e as18horas.

Carl Lineu, fundador da taxonomia moderna

Botânico, zoólogo e médico sueco do século XVIII, Carl Lineu (1707-1778) é considerado o pai da taxonomia moderna, ciência que classifica os organismos vivos.

Lineu implementou o sistema binomial de identificação das espécies, composto por um conjunto de nomes científicos com duas designações latinizadas, que serviu de base à nomenclatura moderna e se mantém inalterado até hoje.

O naturalista conseguiu a descrição de cerca de 4400 espécies animais e 7700 espécies vegetais, permitindo contabilizar a biodiversidade existente.

”Systema Naturae” (1758) é a obra de referência do zoólogo, onde este procura organizar o mundo vivo.
Fonte: acabra.net

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating