domingo, 2 de dezembro de 2007

Retomada caça à baleia

Depois de mais de 40 anos em que uma moratória protegeu as baleias na generalidade, a caça dos gigantes mamíferos marinhos vai ser retomada pelo Japão.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Baleia
(Clica na imagem para ampliar)

O número de animais abatidos deverá atingir as mil baleias, entre baleias-fin, jubarte e muitas outras espécies.
No dia 16 de Novembro partiram do porto de Shimonoseki quatro navios baleeiros de grande porte, para iniciar a caçada no Pacífico Sul, mas perante um coro internacional de críticas, e na perspectiva de um conflito diplomático com os Estados Unidos, o início da matança está a ser retardado.

No dia da saída dos navios, foi montado pelas autoridades japonesas um triste espectáculo mediático, como se os navios fossem cheios de heróis, foram lançadas serpentinas, entoadas canções tradicionais e foram reunidas algumas crianças que acenavam para os navios com uma bandeirinhas onde se podiam ver imagens de sorridentes baleias.

O Japão tem conseguido ao longo dos anos, através de uma premissa de investigação, caçar algumas baleias e tem sistematicamente tentado suspender a moratória da caça à baleia por considerar ser para si uma questão tradicional. Por outro lado argumenta que, num número de dezenas de milhar de baleias, caçar algumas não trará grandes problemas.

Apesar desta tentativa permanente de alterar as regras, a verdade é que mais de dois terços da população japonesa não apoia este tipo de caça. Aliás, a posição do país é ferozmente contestada por inúmeros investigadores e entidades que repetidamente se fazem ouvir, dizendo que para estudar os cetáceos não é necessário molestá-los e muito menos abatê-los.

Na Europa, e incompreensivelmente sem grande contestação das autoridades da união, a Islândia, a Noruega e a Dinamarca, continuam a caçar baleias, também com fins científicos...

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating