domingo, 2 de dezembro de 2007

Rinoceronte Indiano nasce em cativeiro

Um acontecimento raro fora da Ásia é o nascimento de um rinoceronte indiano (Rhinoceros unicornis), mais ainda quando acontece em cativeiro.

Mas foi isso que os tratadores do Wild Rhino Management Facility, no Ohio, festejaram no passado dia 1 de Novembro quando nasceu, e de boa saúde, uma cria de rinoceronte desta espécie.

O nascimento dos rinocerontes indianos em cativeiro é, por muitos motivos, extremamente raro. É preciso ter fêmeas em idade reprodutiva, mas ainda jovens, porque os nascimentos só se dão espaçados por dois ou três anos e, acima de tudo, o cativeiro não parece ajudar à reprodução. Contudo, este ano já é a segunda vez que se festeja neste parque o nascimento de crias desta espécie.

Calcula-se que existam em todo o planeta pouco mais de 3000 animais desta espécie, entre os que vivem em liberdade e os que se encontram em cativeiro. Porém, tempos houve, fim do século XIX e princípio do século XX, em que só havia cerca de 250 exemplares e que se temeu a extinção desta característica espécie de rinoceronte. Só uma intervenção decidida do poder indiano da altura, ainda este território era governado pela coroa britânica, conseguiu proteger a espécie dos caçadores e conseguir uma recuperação a todos os títulos notável. Também foi importante a implementação de programas, a nível mundial, de investigação e intercâmbio de animais, para que pudesse atingir o sucesso que este parque obteve.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Rinoceronte Indiano
(Clica na imagem para ampliar)
Fonte: Bicharada

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating