quarta-feira, 30 de abril de 2008

Funny Moment!

Gato
Gato dentro de gato? Ou gato camuflado? Hm...

Have a Funny Moment!

Crias de Leopardo nascem em Zoo da Suiça

Dois filhotes de leopardo nasceram no Zoológico do Toni, na Suíça. Os leopardos nasceram no dia 13 de março na cidade de Rothenburg perto de Lucerna.

Os leopardos podem chegar ao peso máximo de 91kg. A gestação dura entre 90 e 105 dias. Todos os leopardos estão catalogados como espécies em perigo de extinção.

Fotos:
Leopardo
Leopardo
Leopardo

Lula gigante é o animal com maior olho do mundo

Cientistas que estão analisando a carcaça de uma rara lula gigante de cerca de 8 m de comprimento disseram nesta quarta-feira que seu olho mede 27 cm de diâmetro, maior que um prato de comida, sendo assim o maior olho animal do mundo.

Um dos dois olhos da lula permaneceu intacto, com uma lente do tamanho de uma laranja, descobriram os pesquisadores enquanto o corpo do animal degelava lentamente no Museu Nacional da Nova Zelândia, Te Papa Tongarewa. A lula foi capturada no ano passado próximo à Antártica, segundo a AP.

"Esse é o único olho intacto (de uma lula gigante) que já foi achado. É espetacular", disse o especialista em lulas da Universidade de Tecnologia de Auckland, Kat Bolstad, membro da equipe internacional de cientistas montada para examinar o animal.

"É o maior olho conhecido do reino animal", disse Bolstad. A lula é o maior espécime capturado da espécie rara e misteriosa Mesonychoteuthis hamiltoni, de águas profundas.

Fotos:
Lula-Gigante
Lula-Gigante
Lula-Gigante
Fonte: Terra (Brasil)

terça-feira, 29 de abril de 2008

Um livro de fotografias a ser publicado no início de maio mostra imagens que surpreenderam a comunidade científica: nelas, orangotangos que habitam florestas equatoriais em Bornéu, na Indonésia, são vistos nadando e pescando.

Orangotango

Até recentemente, especialistas acreditavam que estes símios de braços longos, que compartilham 97% do seu DNA com os humanos, não eram capazes de nadar.

Mas a equipe de naturalistas e um fotógrafo por trás do lançamento capturou imagens dos orangotangos atravessando um rio a nado para colher frutos em uma reserva na ilha de Kaja, na parte sul de Bornéu, que pertence à Indonésia (o resto da ilha de Bornéu é dividido pela Malásia e pelo sultanato de Brunei).

Orangotango

Os animais também são vistos caçando peixes com varetas antes de comê-los.

O livro Thinkers of the Jungle - the Orangutan Report, de Gerd Schuster, Willie Smits e Jay Ullal, chega às lojas no dia 5 de maio.

Ele também documenta a destruição do habitat natural do orangotango para o cultivo do solo.

O holandês Willie Smits é um dos fundadores da Borneo Orangutan Survival Association, entidade que faz campanha pela proteção da espécie.

Especialistas calculam que a partir de 2010 não haverá mais orangotangos - habitantes das florestas de Bornéu e Sumatra - vivendo livres na natureza.
Fonte: G1 (Brasil)

Lagarto sem patas é descoberto no Brasil

Cientistas descobriram na região central do Brasil um lagarto sem patas, um sapo com chifres e um pica-pau-anão entre 14 espécies supostamente novas, afirmou um grupo conservacionista.

Lagarto sem patas

Uma expedição de quatro semanas pelo cerrado brasileiro, uma região ameaçada devido à expansão das áreas de cultivo agrícola, encontrou oito peixes, três répteis, um anfíbio, um mamífero e uma ave aparentemente novos para a ciência, disse o grupo Conservação Internacional.

"O lagarto, chamado de Bachia genus, lembra uma cobra por não ter patas e por apresentar um focinho pontudo, o que o ajuda a locomover-se pelo solo predominantemente arenoso da região", afirmou em um comunicado a entidade, um grupo sem fins lucrativos com sede nos EUA.

Susan Bruce, porta-voz do Conservação Internacional, disse que o lagarto tinha entre 15 e 20 centímetros de comprimento. Entre os outros lagartos sem patas de várias partes do mundo incluem-se alguns parentes de lagartixas da Austrália e as cobras-de-vidro da Europa.

O lagarto brasileiro foi achado durante a expedição pela Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantis, uma área de cerrado protegida com 716 mil hectares de extensão.

Entre as outras supostas novas espécies encontram-se um pica-pau-anão e um sapo com chifres. O grupo ambientalista tenta proteger a biodiversidade e argumenta que a humanidade consegue viver em harmonia com a natureza.

"Áreas protegidas como a Estação Ecológica abrigam alguns dos últimos ecossistemas saudáveis de uma região cada vez mais ameaçada pelo crescimento urbano e pela agricultura mecanizada", disse o líder da expedição, Cristiano Nogueira.

A região do cerrado, parte dos altiplanos do centro do Brasil que antes cobria uma área do tamanho de metade da Europa, está cada vez mais tomada pela produção agrícola e pela criação de gado. A velocidade de expansão dessas áreas é duas vezes maior do que a verificada na Amazônia, afirmou o Conservação Internacional.

A expedição também registrou a imagem de espécies ameaçadas como o tatu-bola, o cervo-do-pantanal e a arara-azul-grande em meio a mais de 440 espécies de animais documentadas durante a empreitada, da qual participaram 26 pesquisadores.
Fonte: Terra (Brasil)

Cria de rinoceronte nasce em parque alemão

Um rinoceronte recém-nascido foi apresentado ao público no Tierpark nesta terça-feira em Berlim, na Alemanha. O filhote nasceu há dois dias, segundo a Reuters.

O pequeno animal, ainda sem nome, é filho de Betty. Os rinocerontes passam várias horas dentro d´água e podem viver até os 50 anos, aproximadamente.

Fotos:
Rinoceronte
Rinoceronte
Rinoceronte
Fonte: Terra (Brasil)

Cientistas descongelam rara lula gigante de 10 m

Técnicos na Nova Zelândia começaram a descongelar um raro espécime de lula gigante, que foi capturado no ano passado nas águas do país. A operação de descongelamento do animal, que tem 10 m de comprimento e pesa 500 kg, começou na tarde desta segunda-feira em Wellington, após um adiamento de 24 horas.

A lula está imersa em uma banheira cheia de água salgada. Uma vez descongelada, os cientistas vão começar a dissecá-la. Pouco se sabe a respeito da lula gigante, que aparentemente vive nas águas frias da Antártida e pode medir até 15 m de comprimento.

"Elas são incrivelmente raras", disse Carol Diebel, diretora de meio ambiente do Museum of New Zealand Te Papa Tongarewa. "Esta é provavelmente uma entre seis já trazidas à tona. E é certamente a que estamos tratando com maior cuidado, (está) intacta e em condição fantástica." A lula, cujo nome científico é Mesonychoteuthis hamiltoni, foi capturada em fevereiro de 2007 no Mar de Ross.

Para veres fotos de uma Lula-Gigante, clica aqui.


Mistério

O colosso é impressionante não apenas por seu tamanho, mas também por ter sido vista muito raramente. A espécie foi identificada pela primeira vez em 1925, a partir de dois tentáculos encontrados no estômago de uma baleia cachalote.

Estas baleias dentadas, que mergulham nas profundezas do oceano, regularmente entram em confrontos com a Mesonychoteuthis hamiltoni e outras espécies de lula gigante, como a Architeuthis genus.

Desde 1925, poucas lulas gigantes foram vistas nos mares antárticos. Pouco se sabe sobre como e onde elas vivem. O que é certo é que são oponentes medonhos, com grandes bocas e ganchos giratórios nas pontas dos seus tentáculos.

Uma das primeiras tarefas dos cientistas será, muito provavelmente, determinar o sexo do animal. Acredita-se que este espécime seja macho, as fêmeas parecem alcançar tamanho ainda maior.

Ou seja, os pesquisadores acreditam que haja lulas ainda maiores do que esta em algum lugar nas profundezas geladas da Antártida. Os cientistas do centro Te Papa também estão descongelando outros três espécimes de lula, um deles em condições de conservação um pouco inferiores.

Os processos de descongelamento e dissecação estão sendo transmitidos ao vivo pela internet. No final da semana, os cientistas devem fazer palestras sobre os resultados iniciais. Uma vez descongeladas e estudadas, as lulas serão embalsamadas e preservadas.
Fonte: Terra (Brasil)

Zoo mostra 1º macaco-prego nascido em cativeiro

O primeiro filhote de macaco-prego-galego nascido em cativeiro foi apresentado ao público pelo Zoológico de São Paulo. É uma fêmea, baptizada pelos tratadores como Maria. O macaco-prego-galego corre sério risco de extinção.

Segundo o zoo, a espécie Cebus flavius foi descrita por naturalistas europeus há mais de 300 anos, mas desapareceu por três séculos. Em 2006, foi redescoberta por meio de uma pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O macaco-prego-galego habita a Mata Atlântica nos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A filhote Maria representa o resultado do esforço para criar uma população em cativeiro e garantir que no futuro eles possam voltar à mata.

A espécie vive em grupos de seis a 14 exemplares e se alimenta de frutas, flores, ovos, insetos e pequenos vertebrados. A redução de 95% da Mata Atlântica, que é o seu ambiente, reforça o risco de extinção.

Fotos:
Macaco-Prego
Macaco-Prego
Macaco-Prego
Macaco-Prego
Fonte: Terra (Brasil)

domingo, 27 de abril de 2008

Vota em nós!

Concursos:

Para vencer o concurso. Só têm que votam em Endangered Species na barra lateral.




Na Categoria de Blog Mais Fofo

Portais:



Obrigado a quem votar.

Animais nomeados para o próximo "Endangered Specie da Semana"!

Os animais nomeados para a próxima rúbrica são:

Urso-Beiçudo - Estado: Vulnerável
Urso-Beiçudo

Borboleta-da-Praia - Estado: Vulnerável
Borboleta-da-Praia

Dom-Fafe - Estado: Pouco Preocupante
Dom-Fafe

Águia-das-Filipinas - Em Perigo Crítico
Águia-das-Filipinas

Esquilo-Vermelho - Estado: Quase Amaçada
Esquilo-Vermelho

Caracal - Estado: Pouco Preocupante
Caracal
VOTA NA BARRA LATERAL!!

Endangered Specie da Semana: Lémure-de-Cauda-Anelada

Lémure-de-Cauda-Anelada
A Endangered Specie desta Semana é o Lémure-de-Cauda-Anelada


Dados Gerais
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Lemuridae
Género: Lemur
Espécie: Lemmur Catta
Estado de Conservação:
Vulnerável
(Vulnerável)

Conhecido também como Mococo ou Lémure-de-Rabo-Anelado, é um pequeno e agradável animal que facilmente se adapta ao cativeiro. São nativos de Madagáscar.

Lémure-de-Cauda-Anelada

Distribuição Geográfica e Habitat

O Lémure-de-Cauda-Anelada vive em pequenos bandos em zonas rochosas com vegetação esparsa, em zonas específicas de Madagáscar.


Características

Mede até 40 cm, mais 50cm da sua longa cauda. Com 36 dentes, 5 dedos em cada mão em que nos segundos dedos tem uma unha desenvolvida e com uma boa visão, esta espécie de Lémure tem o corpo esguio, orelhas triangulares, focinho comprido e olhos grandes. A sua pelagem é acinzentada, mais pálida no ventre e mais avermelhada na zona dorsal. Tem uma cauda comprida e anelada com riscas alternadas de branco e preto. Nesta espécie o diformismo sexual não existe, sendo por vezes difícil de distinguir o macho da fêmea.

Lémure-de-Cauda-Anelada

Hábitos

É activo durante o dia vivendo em pequenos grupos de 20 a 40 indivíduos. As fêmas são as dominantes do grupo e os machos não têm um grupo fixo. No chão ou nas árvores move-se rapidamente: trepa com grande agilidade nas árvores e pula de galho com grande facilidade, mas é no chão que se deslocam com mais frequência. O sol é um dos seus melhores amigos, pois eles adoram tomar banhos de sol. Os tempos livres da espécie, são utilizados para cuidar da pelagem.

Lémure-de-Cauda-Anelada

Alimentação

Apesar de ser herbívoro, pode comer lagartos, insectos e por vezes de ovos que rouba de ninhos, mas a sua alimentação baseia-se essencialmente em rebentos, folhas e frutos.

Lémure-de-Cauda-Anelada

Reprodução

No período de acasalamento, normalmente em meados de Abril, os machos competem por meio de vocalizações e de lutas odoríferas, para as quais usam a cauda e as glândulas dos pulsos. A gestação dura 134 a 138 dias e normalmente têm uma a duas crias, que amamentam por seis meses. As crias agarram-se às mães quando esta se desloca entre as árvores e rochas. No seu habitat natural, os nascimentos ocorrem principalmente em Maio. Atingem a maturidade sexual com cerca de dois anos de idade. Depois de 6 meses as crias tornam-se independendes e tornam-se adultos com aproximadamente um ano e meio.

Lémure-de-Cauda-Anelada

Estado de Conservação

É uma espécie vulnerável. Está a verificar-se um grande declínio das populações, devido à destruição do habitat e à caça. A espécie é mantida em áreas protegidas. Reproduz-se com facilidade em zoos.

Lémure-de-Cauda-Anelada
Fontes: Wikipedia, Zoo de Lisboa, Saúde Animal, Ao encontro dos animais - A minha primeira enciclopédia

Funny Moment!

Funny Moment!

Acho que isto é uma prova de que talvez fomos mesmo macacos no passado...

Have a Funny Moment!

sábado, 26 de abril de 2008

Ursos polares estão 'em risco' no Canadá

Urso Polar

Os ursos polares do Canadá estão em risco por causa das mudanças climáticas, mas não estão ameaçados de extinção iminente, segundo a avaliação de um painel de especialistas apresentada ao governo do país.

De acordo com os especialistas, o governo deverá agora desenvolver um plano para proteger a espécie no país. Estima-se que haja 15 mil ursos polares vivendo no Canadá.

A situação dos ursos polares vem preocupando ambientalistas há vários anos, já que os animais sofrem riscos em duas frentes - a caça e o derretimento da camada de gelo do Ártico, atribuída ao aquecimento global.

Ao reconhecer os dois problemas, o painel concluiu que a população de ursos polares do Canadá ainda não está diminuindo em ritmo rápido o suficiente para que esteja na categoria mais séria das espécies em perigo.

O urso polar foi identificado como espécie sob preocupação especial no Canadá.

Urso polar

Em risco

"Com base nas melhores informações disponíveis, não há razões suficientes para acreditar que o urso polar esteja sob risco iminente de extinção", disse Jeff Hutchings, o diretor do painel.

"Mas isso não quer dizer que ele não enfrenta problemas. Uma espécie sob preocupação especial é uma espécie em risco no Canadá e necessita de ação legislativa."

O ministro do meio ambiente, John Baird, é obrigado a aceitar as conclusões do relatório encomendado pelo governo e combater as ameaças à sobrevivência do animal, incluindo as mudanças climáticas.

Mas um plano de administração para a população de ursos polares do Canadá não será exigido até 2014, quando alguns cientistas acreditam que a camada de gelo do Ártico terá desaparecido completamente.
Fonte: G1 (Brasil)

Tubarão mata banhista em praia do sul da Califórnia

Um homem morreu nesta sexta-feira ao ser atacado por um tubarão numa popular praia de surfistas em San Diego, no extremo sul da Califórnia (oeste dos Estados Unidos), confirmou o departamento de polícia.

O ataque do animal foi registado às 07h20 da manhã (11h20 de Brasília) em Solana Beach, uma praia ao norte de San Diego, freqüentada por fãs dos desportos náuticos, segundo uma fonte policial.

Até agora, não se sabe mais detalhes sobre a vítima.

No sul do Pacífico da Califórnia, são bastante raros os ataques de tubarões, que realizam ataques nas praias do norte do Estado.

Nos Estados Unidos, ataques de tubarões ocorrem com maior freqüência nas águas mais quentes da Flórida (sudeste).
Fonte: UOL (Brasil)

Narval pode ser extinto antes que o Urso Polar

Narvais no mar

Apesar de o urso polar ser um ícone dos animais que estão em extinção por causa do aquecimento global, o narval, uma baleia também conhecida como unicórnio-do-mar, estaria em maior risco de desaparecer, indicou um estudo publicado nesta semana.

O narval é conhecido cientificamente como Monodon monoceros. Os machos da espécie apresentam um dente incisivo esquerdo espiralado de até 3 m de comprimento.

Segundo a AP, a relação publicada na revista Ecological Applications colocou o narval em primeiro lugar entre os animais marinhos do Ártico que sofrem riscos de extinção com as mudanças climáticas.

O urso polar é enquadrado como mamífero marinho por necessitar da água e está incluído na Lei de Proteção dos Mamíferos Marinhos americana. Cientistas de três países apontaram que a foca-de-capuz, a baleia-boreal e a morsa também podem desaparecer por causa do aquecimento global.

Narval

Fonte: Terra (Brasil)

Pinguim careca protege-se do frio

Pinguim Pierre

A vida não estava nada fácil para o pinguim Pierre, um senhor de 25 anos de idade. Dia após dia, ele ficava cada vez mais careca, suas belas penas sendo trocadas por uma vergonhosa pele cor-de-rosa. Nadar, coisa que fazia desde pequeno, foi se tornando insuportável. Logo, veio a depressão e Pierre passou a se isolar, tremendo, sozinho no tanque, longe da companhia dos amigos. Mas, logo, tudo mudou. Um grupo de biólogos americanos se comoveu com o bichinho e mandou fazer, sob medida, uma bela jaqueta para protegê-lo do frio. Com a roupa nova, Pierre voltou a ser o mesmo: suas penas cresceram de novo (até mesmo aquelas que não eram cobertas pelo tecido), ele voltou a nadar e agora até já exibe a personalidade de macho arrogante que tinha antes.

A jaqueta do pingüim é feita do mesmo material usado por surfistas, o tecido impermeável que os mantém aquecidos mesmo nas ondas mais geladas. Ela foi feita e refeita diversas vezes até vestir perfeitamente Pierre, que já vive cinco anos a mais do que a média dos pinguins.


A equipe da Academia de Ciências da Califórnia tinha medo, no entanto, que os demais animais do tanque não aceitassem o novo visual do amigo. Mas isso não foi um problema. Os pinguins receberam Pierre e sua jaqueta muito bem e ele voltou ao convívio normal do grupo.

Antes:
Pinguim Pierre antes

Agora:
Pinguim Pierre agora
Fonte: G1 (Brasil)

Cria de langur nasceu no Zoo de Berlim

Um filhote de langur apareceu para o público no zôo de Berlim pela primeira vez. Raipur estava no colo de sua mãe.

O filhote nasceu no zoológico alemão no último dia 30 de março e recebeu o nome de uma cidade da província indiana de Chahattisgarh, informa a agência AFP.

Algumas espécies de langur estão ameaçadas de extinção, e uma delas é considerada sagrada na Índia.

Fotos:
Langur
Langur
Langur
Fonte: Terra (Brasil)

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Informação

Queria-mos agradecer aos inúmeros brasileiros que nos visitam! É bom saber que mesmo o blog sendo Português (Portugal) temos visitas de outros países!

Muito Obrigado!

Vacina anticoncepcional é a nova arma para conter número de esquilos

Autoridades sanitárias da Califórnia cederam à pressão dos defensores dos animais que se opunham à eutanásia como maneira de controlar o número de esquilos na cidade de Santa Monica. Acaba de entrar em prática o uso de vacinas anticoncepcionais próprias para esses bichinhos, que de tão numerosos já representavam um risco para a saúde pública.

Esquilo
Fonte: G1 (Brasil)

Besouro que destrói florestas é novo vilão do aquecimento global

Um inseto do tamanho de um grão de arroz poderá ser o responsável por transformar as florestas da América do Norte em gigantescas fontes de dióxido de carbono, o mais importante gás ligado ao aquecimento global. Um novo estudo indica que o besouro em questão, ao se multiplicar descontroladamente e matar árvores, alteraria um bocado - e para pior - a interação entre as matas do Canadá e o clima da Terra.

O besouro parece aterrorizante, mas é do tamanho de um grão de arroz
O besouro parece aterrorizante, mas é do tamanho de um grão de arroz

A afirmação parece catastrofista, mas se baseia nos dados mais recentes sobre a ação nefasta do besouro Dendroctonus ponderosae, que afeta várias espécies de pinheiros nas regiões mais frias e montanhosas da América do Norte. Na Colúmbia Britânica (sudoeste do Canadá), o surto atual de multiplicação do bicho é dez vezes pior do que todos os outros eventos do tipo registrados até hoje. E, levando em conta o aquecimento projetado para a próxima década, a tendência é que a situação fique mais grave ainda.

A estimativa foi feita por uma equipe de pesquisadores capitaneada por Werner Kurz, do Serviço Florestal Canadense, e deve ser publicada na edição desta semana da revista científica "Nature". O trabalho é assustador por demonstrar claramente um dos temidos "feedbacks positivos" -- efeitos colaterais do aquecimento provocado pelo homem que tendem a intensificá-lo ainda mais nas décadas vindouras.


Vermelho-morte

Apesar de pequeno, o Dendroctonus ponderosae é capaz de levar um pinheiro adulto à morte com facilidade. O bicho parasita o floema, parte do sistema vascular da planta que carrega sua seiva. Ao botar ovos nessa região e se alimentar da camada abaixo da casca da árvore, os bichos se multiplicam de tal maneira que acabam com a circulação de nutrientes nos pinheiros. Restam apenas grandes áreas avermelhadas de floresta -- as árvores mortas acabam assumindo essa cor.

Acontece que o habitat da criatura se expandiu consideravelmente nos últimos anos: no Canadá, os invernos estão mais quentes, a temperatura máxima no verão também aumentou, e as florestas estão menos chuvosas. Quando as árvores morrem, todo o carbono armazenado em seu tronco, folhas e raízes é transformado em dióxido de carbono e lançado na atmosfera. Por enquanto, o balanço ainda é positivo: a quantidade do gás-estufa produzida pelas árvores que morrem é menor do que o gás carbônico absorvido pelas plantas que estão crescendo.

Árvores ficam avermelhadas depois de o besouro as matar
Árvores ficam avermelhadas depois de o besouro as matar

No entanto, as projeções feitas por Kurz e seus colegas indicam que, nos próximos anos, o sinal da equação vai se inverter. A quantidade de gás carbônico emitida passará a ser bem maior, de forma que, infestada de besouros, a mata deixará de aliviar o aquecimento global e passará a agravá-lo. A questão que fica no ar é quão comuns serão os eventos imprevistos desse tipo, nos quais a mudança de temperatura vai desencadear processos biológicos que, por sua vez, darão força ainda maior ao aquecimento.
Fonte: G1 (Brasil)

Mulher encontra jacaré na cozinha na Flórida

Uma mulher de 69 anos encontrou um jacaré de quase dois metros e meio na cozinha de sua casa, em Oldsmar, na Flórida.

Jacaré

Acredita-se que o animal tenha entrado por uma porta entreaberta enquanto perseguia o gato da família.
Fonte: UOL (Brasil)

Elefante furioso mata três na Índia; assista à reportagem

Um elefante furioso invadiu um templo hindu no sul da Índia nesta quarta-feira e matou três pessoas, o tratador dele e dois fiéis, de acordo com a polícia local.

Elefante matou 3 pessoas

As imagens da televisão indiana mostram um elefante macho adulto invadindo a área do templo e derrubando um telhado de palha, antes de forçar a passagem através de um portão de aço e pisotear um homem.

O corpo foi chutado a vários metros de distância pelo animal furioso.

O elefante participava de uma cerimônia religiosa num festival regional em Thrissur, quando de repente perdeu o controle e matou um homem, uma mulher e o tratador.

Ainda não se sabe o que provocou a fúria do elefante. Esses animais costumam ser usados em cerimônias na Índia, muitas vezes cobertos com panos decorativos e com o couro pintado.

Defensores de direitos dos animais afirmam que frequentemente esses elefantes são mantidos em péssimas condições.

Vê uma reportagem brasileira aqui.
Fonte: UOL (Brasil)

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating